quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O jornalismo no meio das modificações tecnológicas

O jornalismo e a comunicação passam por transformações surpreendentes. Isso tudo, devido a era tecnológica. O que é informação e o que é noticia se confundem muito no meio da comunicação de massa. E por mais que muitos digam que não, a internet também é um meio de massa. Mas que a internet possibilitou novas formas de ser fazer jornalismo é uma condição das novas tecnologias e ferramentas que vem surgindo.

Partindo deste principio, o avanço da tecnologia trouxe uma ferramenta poderosa ao telespectador da noticia. Antes de existir a internet, há décadas atrás, ele não tinha o poder de especular, contradizer ou se posicionar a determinado conteúdo ou notícia.

Hoje, pode-se dizer que o feedback é mais rápido na rede. E muitos se apoderam dela. Acontece que a internet não chegou apenas para dar uma “mão dupla” a informação.

De acordo com Wilson Dizard no livro a nova mídia, desde sua popularização há mais de 15 anos, a internet vem conquistando espaço em todo o mundo, assumindo relações de comercio, divulgação de informações e se tornando um canal de relacionamento entre pessoas de diversas localidades.

A rede se expandiu tanto que muitos chegaram a achar que a internet iria acabar com o jornais e revistas. Acontece que uma coisa não extingue a outra. Assim quando a televisão passou a massificar a população em 1950, a radio existe até hoje.

A cultura digital, também chamada de cibercultura tem o poder de prender, de massificar como disse no inicio e de conquistar o internauta. Agora, sobre a profissão do jornalista no meio dessa grande cultura, só tem uma única opção: a adaptação.

Por Sâmara Azevedo

seja o primeiro a comentar!

Template Minima | Adaptado por Fabrício FM Silva ^