Com o surgimento das novas tecnologias da informação criou-se um novo perfil de jornalista. A internet mudou a forma de acesso à informação,antes somente no impresso,TV e rádio,hoje a internet se tornou um meio fundamental para informação,pois o acesso é fácil e ágil.
A questão da formação dos novos jornalistas têm de ser alterada, para saberem trabalhar como as novas tecnologias,incorporando novas exigências como a produção de imagem e vídeo.
Como diz Doug Millison “os jornalistas on-line devem aprender algumas ferramentas básicas da Web: como usar a Internet para pesquisar informação, programação básica de HTML para saberem construir páginas Web, produção digital de áudio e vídeo e técnicas de programação na Web relacionadas, para adicionar elementos multimídia ao texto jornalístico''.
O jornalista têm de ser versátil e criativo sabendo trabalhar com tanto com textos como fotos, áudio e vídeo. Antigamente o jornalista levava consigo um bloco de notas,caneta e um gravador,hoje a câmera fotográfica se tornou indispensável,pois há mais possibilidades com este equipamento.
Em relação as habilidades do jornalistas os conhecimentos técnicos são muito importantes,mas não mais do que dominar os princípios,regras e práticas do jornalismo. Ter boas técnicas de entrevista, possuir pensamento crítico e possuir as técnicas de escrita são indispensáveis.
O jornalista que trabalha na rede têm de ter prazer e sentir confortável em trabalhar na web e lidar com a instantaneidade da informação.
É muito importante saber apurar para divulgar somente notícias verídicas, pois a rapidez na internet faz com que muitos erros sejam cometidos, na maioria das vezes não são apurados. Para muitos veículos o que importa é dar o furo primeiro, publicação instantânea pode fazer o veículo perder credibilidade dando uma informação falsa.
Com as novas ferramentas disponibilizadas na internet os leitores também se tornaram autores através de blogs,sites. Muitos dizem que o jornalismo será extinto,mais isto é praticamente impossível.
Pois o ser humano tem necessidade de informação, e cabe ao jornalista informar o que está acontecendo no mundo. É através do jornalismo que a notícia tem credibilidade e veracidade para informar o povo.
Bill Kovach e Tom Rosentiel dizem ainda que "cada geração cria seu próprio jornalismo", mas que sua finalidade não muda.
Por Caroline Borges
seja o primeiro a comentar!