sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Convergência, Senhores!

Talvez convergência seja a palavra que define o jornalismo atual. No artigo "Da sociedade da informação às novas tic’s: questões sobre internet, jornalismo e comunicação de massa" de Taís Marina Tellaroli e João Pedro Albino, o autores salientam bem a transição em que nosso jornalismo e todo o mundo está passando.

O que mais mudou nisso tudo, com o advento das novas tecnologias, foi que hoje o consumidor de informação passou também a produzi-las. Hoje se você quer escrever sobre algo ou até mesmo opinar sobre determinado assunto ou notícia você pode. A internet, por exemplo, possibilita que você possa escolher qual informação quer absorver. No jornal impresso já não se tem essa liberdade, aquilo que está ali é o que está, ou seja, se o leitor quer saber sobre um determinado sub-assunto embutido no texto, isso não é possível, o seu leque de informações é reduzido drasticamente. Já na internet o texto te joga para outro hiperlink em que consta tal informação.

A convergência das novas tecnologias é muito nítida e como bem diz no artigo: "o veículo impresso caracteriza-se por exigir do público o conhecimento da escrita; o rádio atinge um número maior de pessoas por usar apenas o som (audição); a televisão atrai um número também elevado de pessoas pelo apelo visual e auditivo; já o veículo on-line agrega em si todas as características dos outros veículos e gera uma mudança de paradigma da tecnologia da informação".

Daniel Lara

seja o primeiro a comentar!

Template Minima | Adaptado por Fabrício FM Silva ^