quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bar do Nerd. União de novas tecnologias e conteúdo de primeira.

Pablo Lopes é um dos idealizadores do site bardonerd.net. Segundo ele, a idéia de criar o domínio aconteceu em 2005, quando foi criada uma comunidade no orkut com a intenção de juntar pessoas para discutir sobre animes, cosplays, filmes, games e outros temas nerds. Atualmente, Pablo e mais três amigos atualizam o site diariamente com informações, podcasts, vídeos, imagens e inúmeras opiniões. Com o crescente número de acessos, o site já recebeu convites para palestrar reuniões e entrevistas na cidade.


Qual a importância das novas tecnologias para a obtenção de informação?

Pablo: As novas tecnologias auxiliam no que se refere a velocidade e acesso ampliado, por exemplo, posso fazer uma busca no Google sobre um determinado assunto e encontrar varias fontes de informações no mundo inteiro.

O que é preciso para manter ativo um site, meio a essas novas tecnologias?

Pablo: Este, talvez, seja o maior problema. É muito complicado, pois na sociedade atual a informação é rápida demais, não existe mais conteúdo que prende por mais que 48 horas ou texto longo que segure a atenção do leitor, ou seja, a necessidade atual é de atualização no nosso site diária com textos pequenos e “digeríveis” com facilidade. Nossos “postadores” buscam em fontes confiáveis, quando necessário traduz e “posta” no bardonerd. Somos, de certa forma, replicadores de informação, porem fazemos de forma critica, ou seja, colocamos nossas características nos textos. Este diferencial é importante, primeiro o texto claro e curto, informação confiável e depois personalidade. As pessoas tem preguiça de pensar por si só, com isso preferem que pensemos por elas, é compram como verdade. Isto é uma realidade.

Aliás, a atualização de um site pode ser considerado uma nova tecnologia da informação ?

Pablo: De certa forma sim, vejamos o facebook, as pessoas que nos seguem nesta ferramenta postam informações, piadas, frases, vídeos e etc em tempo real e a todo momento, se os sites não acompanharem este ritmo perdem.

Qual o objetivo para manter o site bardonerd.com?

Pablo: Inicialmente ganhar dinheiro através do aluguel de espaços comerciais em um site com conteúdo voltado para o publico “nerd” em geral, porem o site ganhou outras característica com a introdução do formato podcast, apesar que não deixa de ser uma ferramenta de publicidade, porem o contato com o publico de todo o tipo, classe e lugar, acabou virando (pra mim) um compromisso frente aos “ouvintes” de passar informação agradável de se ouvir, networking e divulgar ideias. Nesta troca de ideias abrir espaços para novos amigos. Assim, eu sei que varias pessoas estarão lendo ou ouvindo que eu quero dizer, logo tenho que ter todo um cuidado e compromisso com estas pessoas que não conheço, porem estão lá esperando para ouvir ou ler o que nos produzimos.

O que essa nova tecnologia representa para a sociedade atual?

Pablo: Mudança e adaptação, porem temos que tomar todo o cuidado. Porque com a velocidade e a falta de critério , acaba se criando banalidades, se não houver senso critico a respeito do que eu estou lendo ou produzindo na rede, posso estar expondo ideias, ou recebendo um conteúdo não verdadeiro e sem compromisso ético. Não adianta eu ter muita informação se eu não aprendo nada, se não questiono aquilo que vejo.

Essa tecnologia da informação é a vilã do século?

Pablo: A tecnologia não é a vilã, mas sim que a usa de forma errada. Na atualidade, devido ao contexto histórico/social/cultural vem compondo uma sociedade de consumo fútil e banal, a informação vem rápida e fácil mas não é pensada, analisada e criticada. Isso cria um paradoxo, posso falar com o fulano na Bélgica em tempo real, mas não saio do meu quarto para conversar com meu pai, ou seja, a tecnologia ao mesmo tempo que aproxima, distancia os homens dos homens e assim criam-se pessoas mentalmente doentes, raivosas, estressadas e etc.


Mais informações no bardonerd.net.


seja o primeiro a comentar!

Template Minima | Adaptado por Fabrício FM Silva ^