sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Novas Tecnologias e o Jornalismo


A sociedade passa por muitas transformações no campo da comunicação. As novas tecnologias trazem um novo meio de se comunicar, a internet. Por meio dela a disseminação de informações fica muito mais ágil e acessível a todos. Várias teorias relacionadas a comunicação surgiram desde então: Sociedade da Informação, Sociedade em Rede, Aldeia Global, entre outras. O conceito de Aldeia Global, usado por Mcluhan, aponta a interligação do mundo através das telecomunicações. 

Cada teoria mostra um ângulo diferente de como a comunicação foi se desenvolvendo, mas todas elevam a importância da comunicação na sociedade e as inovações tecnológicas que o homem criou para aprimorá-la. As tecnologias digitais, segundo Pierre Levy,  “surgiram, então, como a infra-estrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento”. Como o autor disse, a internet criou um novo espaço para troca de informações,de contatos e serviços.

Como Castells disse, a informação é essencial para a sociedade e novas tecnologias integrarem o mundo em redes interligadas globalmente. Na minha opinião a internet não é um meio de comunicação de massa, pois não atinge a todos. Muitas pessoas não tem acesso e nem condição de ter um computador, para muitos o conteúdo que ela oferece é desconhecido.
Os jornais se sentiram sim ameaçados com o avanço das novas tecnologias, pois na internet a informação é adquirida de forma mais ágil e os leitores também podem ser autores transmitindo suas próprias informações e textos. Mas na internet a informação dificilmente é mostrada com aprofundamento. A notícia é dada como uma nota de forma resumida.

Os jornais impressos vão se adaptando a um novo modo de disseminar a informação. Alguns mudaram para um formato em que os textos são mais curtos e objetivos.Também surgiu o jornalismo on-line. A maioria é uma versão on-line dos jornais impressos onde as matérias são mais objetivas, ou somente partes das matérias do impresso.
A internet se tornou atrativa, pois nela contém todas as características dos outros veículos:som, imagem e escrita ao mesmo tempo. Como ela se tornou tão influente na sociedade os meios têm de se adaptar à ela. 

Caroline Borges Misael

seja o primeiro a comentar!

Template Minima | Adaptado por Fabrício FM Silva ^