A internet está ai para ser usada por todos, claro que isso não chega a acontecer realmente. Mas há algum tempo, desde o surgimento dela como um instrumento de interação entre leitor e jornalista, o número de individuos que usam a internet para obter informação e ficar por dentro do que acontece no mundo cresce cada vez mais.
Mas e quando se fala no papel do jornalista-online? O que ele deve fazer para que sua matéria atinja os leitores? De acordo com José Antônio Meira da Rocha, jornalista e professor de jornalismo online, um dos maiores desafios é saber filtrar a informação: "Na era digital, o bom profissional de comunicação precisa separar joio do trigo, tanto na apuração quanto nas novas ferramentas que aparecem todos os dias".
O jornalista que hoje não está por dentro da evolução das mídias pode procurar outro emprego pois aquele que não se adaptar a informação a ser passada às diferentes plataformas onde será veiculada, estará deixando de exercer o papel de comunicador.
O blog "Convergência de Mídia" procura mostrar bem o que está acontecendo no mundo da comunicação. Uma entrevista feita com o jornalista e crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo (tanto na versão impressa quanto na online) Sérgio Rizzo, mostra um pouco desse patamar. Quando perguntado o que ele acha da teoria de que o jornal on-line pode substituir o impresso no futuro e que ele afasta possíveis leitores da versão impressa, Sérgio diz um ponto muito interessante: "Se por acaso o impresso desaparecer, não será de um dia para o outro. Seremos capazes de notar o processo, se ainda estivermos por aqui. E o raciocínio não é o de "afastar" leitores, mas conquistar leitores: ou seja, pessoas que não leriam mesmo a versão impressa, por "n" razoões, mas que podem desenvolver o hábito de acessar a eletrônica". Ele tem total razão sobre o que fala. Para nós estudantes de jornalismo isso nos faz pensar que não vamos acabar de um dia para o outro e que se acompanharmos a evolução da mídia, no futuro estaremos muito mais fortes no que se diz respeito ao jornalismo.
E para fechar,mais uma palavra do Sérgio Rizzo sobre o público que lê notícia na internet e aquele que lê o impresso: "Tenho a impressão de que muitos usuários da internet não são leitores de jornais e revistas (bem como de livros) mas a maioria dos leitores de jornais e revistas, no entanto, também é internauta".
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
O jornalista on-line
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