quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Troca de ideias e acusações marcam penúltimo debate entre candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto

Aconteceu na última segunda-feira o debate entre os candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto realizado pela TV Record. As perguntas feitas pelo Mauro Ignácio (PSTU) ao candidato Duarte Nogueira (PSDB) foram direcionadas à educação, no qual, o candidato do PSTU acusa o partido PSDB de não cumprir com as leis e ressalta a falta de professor nas escolas. Nogueira respondeu que irá colocar artes, músicas e reforço nas escolas e completa que os Diretores serão escolhidos pelos docentes e população. 

Ouça abaixo o Parlotório Debate Especial Eleições 2012 com os entrevistas com os principais candidatos e comentários de Eduardo Soares e Cris Paulino.

O debate foi marcado pelas acusações feitas à candidata e atual prefeita de Ribeirão Preta Darcy Vera (PSD. Candidato Fernando Chiarelli, do PT do B, aproveita o primeiro momento para acusar emissora EPTV de fraudar pesquisas. O candidato Duarte Nogueira se esquiva das perguntas feitas pelo candidato do PT do B. Roveri (PSOL) ataca o partido do Gandini (PT) ao dizer que o candidato utilizou dinheiro da campanha do Fundo Partidário, no qual tem gastos de 5 milhões, segundo Roveri. Gandini (PT) se defende declarando que é o único que presta conta ao Tribunal e todo dinheiro utilizado em campanha é transparente. 

O candidato Mauro Ignácio (PSTU) questiona ao candidato Gandini (PT) sobre as terceirizações no setor da saúde e segurança e ao responder, Gandini diz que irá investir na saúde e critica a atual administração de ter criado a UPA em um lugar estratégico, afim de, buscar votos para atual campanha. A candidata do (PSD) Darcy Vera questiona o candidato Fernando Chiarelli do PT do B, sobre a revitalização do centro da cidade. O candidato fez crítica à prefeita que a situação está precária e desvia o assunto acusando a candidata de ter agredido uma ex-funcionária grávida. 

As perguntas feitas entre Chiarelli (PT do B) e Roveri (PSOL) foram trocas de acusações aos partidos PT e PSD, citando a falta de administração dos setores CODERP, TRANSERP, COHAB e DAERP. Ao ser questionada pelo candidato Fernando Chiarelli sobre os esquemas de venda de casa da Cohab, no qual a prefeita foi acusada junto com sua irmã de vendas ilegais de casa, Darcy Vera utiliza o espaço para dar resposta vazia, solicitando ao candidato para ler o processo e aproveita o tempo para reforçar a sua campanha. Chiarelli (PT do B) utiliza muitos personagens bíblicos ao comparar candidatos e fazer sua campanha. 

Entre Nogueira (PSDB) e Dárcy Vera (PSD) as acusações foram sobre as repetidas promessas da atual prefeita e má administração dos antigos prefeitos e administradores da cidade. Entre as perguntas feitas entre Mauro Ignácio (PSTU) e Gandini (PT), o candidato do PT acusa a atual administração de não mexer nos 12 milhões destinados à saúde e educação para os habitantes do conjunto habitacional Wilson Toni. Em entrevista ao Parlatório Barão, Dárcy Vera (PSD) se defende dizendo que há apenas um ano que o Conjunto Habitacional Wilson Toni existe, e que a prioridade foi primeiro construir os prédios e depois aplicará os 12 milhões na saúde e educação. 

O Candidato Nogueira, após o debate, disse que algumas perguntas não foram respondidas, como por exemplo, a abertura de sindicância do Daerp sobre a sabotagem sobre os vazamentos e a falta d’água, no qual a prefeita não respondeu os motivos de tantos problemas. E pretende discutir, caso haja no segundo turno, sobre a transparência do esquema da Cohab e as obras na cidade que são feitas apenas pelo Governo Federal e não municipal. Gandini (PT) foi questionado sobre o deferimento da candidatura do vice Gilberto Magioni, que foi decidido pelo TRE, o candidato disse que ainda não teve tempo para avaliar o que aconteceu e que todas as decisões são tomadas diretamente pelo partido, mas pretende continuar com o candidato vice. 

 * Texto e reportagem da aluna do segundo ano do curso de Jornalismo da Barão de Mauá, Cris Paulino

1 comentário

Mamuska Fomm disse...

Cris Paulino, se me perguntassem quem ganhou o debate, pergunta frequente e comum apos um debate politico, eu diria que foi o Chiarelli que teve por alguns minutos uma cidade inteira lhe ouvindo, e rindo muito com o seu destempero e falta de respeito aos concorrentes, á população e a si mesmo, pois foi de uma deselegância , de um despautério sem medida.

Agora,se a pergunta fosse, quem se saiu melhor,eu diria tranquilamente, que foi a candidata Darcy Vera, com o seu conhecido bom senso, inteligencia e elegância, que muito nos enobrece, visto ser a única representante do nipe feminino numa politica desigual, machista e tendenciosa.
Parabéns pelo artigo!

Postar um comentário

Template Minima | Adaptado por Fabrício FM Silva ^