segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

As novas tecnologias e o jornalismo

A modernidade acompanha o desenvolvimento do jornalismo. Contrapondo as tradições obscurantistas, em que o saber era velado, o jornalismo vem tornar público determinados conhecimentos restritos a maioria da população.

A partir do momento que o jornalismo começou a se expandir com a modernização de equipamentos, transformando a maneira de pensar e fazer política, os jornais se viram obrigados a vender mais e investir em tecnologia para se manterem no mercado. Com isso os jornalistas foram rebaixados à simples servidores, subordinados ao mercado. Para sobreviverem os jornais iniciaram a inserção de publicidade e aqueles que renunciaram a isso tiveram vida curta e foram fadados à inexistir.

A questão das novas tecnologias hoje, influencia muito na maneira de ser fazer jornalismo. Hoje quem não consegue ter acesso ao jornal impresso, busca o online. Com o avanço da internet, o ciberespaço proporciona o contato com o agora. Além da resposta imediata do telespectador na noticia.

Acontece que o desenvolvimento da rede também trás consigo o excesso de informação e notícias. O primeiro passo que devemos fazer a compreender esse avanço é que tudo tem seu lado bom e o ruim. O lado bom é aquele que lhe proporciona mais liberdade. Você consegue apurar uma noticia em vários jornais e sites. Mas ao mesmo tempo,você pode cair na confiança de uma noticia que foi replicada varias vezes, mas sem veracidade dos fatos.

Sem contar que o profissional de jornalismo terá que se adaptar a essas novas tecnologias para conseguir se manter no mercado. Agora o dinamismo de qualquer jornalista, seja ele de impresso ou online, terá que ser flexível a essa mudança, afinal quem não entra na roda, dança!

Por Fabiana Guedes

seja o primeiro a comentar!

Template Minima | Adaptado por Fabrício FM Silva ^